Ensino Superior no Brasil.

 Se compararmos o percentual de pessoas com educação superior no Brasil com os demais países do mundo, percebemos a defasagem no ensino e as consequências do baixo investimento nas universidades.

No Brasil, apenas uma pequena parte da população consegue ingressar no ensino superior, estima-se que somente 1 a cada 5 Brasileiros conseguem se formar. Essa triste realidade, se dá pelo fato do país estar localizado na periferia do capitalismo, além disso, o baixo investimento em educação desde o ensino fundamental até o superior.

Durante os Governos de Lula e Dilma, que começaram a dar mais prioridade e investimento para a educação superior, com a construção de dezenas de Universidades Federais e a estimulação de programas como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o PROUNI (Programa Universidade para Todo), criando a oportunidade do estudante ingressar no ensino superior público e privado.

Com os Governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, deu-se início a política neoliberal, que fez profundas mudanças na educação superior, desestimulando e diminuindo investimentos. 


Precisamos saber valorizar e dar importância ao ensino superior, que é importante não só para a formação de bons profissionais, mas também como uma forma de propagar o conhecimento.










Comentários