Esvazie o que esta cheio...

 Estamos acostumados a aprender coisas novas todos os dias, fazemos isso desde os primeiros dias de vida, porém não nos é ensinado a importância do desaprender e reaprender.

Durante uma aula do Componente Curricular Universidade e Sociedade, o docente Joel Felipe, apresentou um tema a ser debatido pela classe durante a aula online “aprender a desaprender”. Esse tema nos faz refletir sobre o quanto é difícil desaprender, pois é necessário abrir mão de velhos hábitos e idéias que aprendemos desde sempre, sem nem saber o motivo, mas “aprendemos”. E com essa ideia de que já "sabemos" de tudo, descartamos novas oportunidades de aprendizagem, e a tendência é ficarmos estagnados ou ultrapassados, já que nos dias de hoje as coisas acontecem de uma forma dinâmica.

Tão importante quanto desaprender, reaprender faz parte do processo de renovação de idéias, em conjunto com a  capacidade de se adaptar com o novo resultando em uma evolução constante.


Comentários

  1. Gabriel: esse mote "aprender a desaprender", tão bem explicado por você, fundem ideias de Paulo Freire e de Renato Janine Ribeiro. Que seja sempre um desafio para aqueles que sempre pensam que já sabem tudo, especialmente alguns que decidem ser professores sem ter um preparo para isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário